Piada Show de Bola - Um Show de Piadas

segunda-feira, 17 de março de 2008

Como evitar assaltos no carro

Como evitar assaltos no carro
Mais grave do que as estatísticas alarmantes de roubos e furtos de veículos no Brasil, a violência dos seqüestros relâmpagos e assaltos nos semáforos, por exemplo, expõem a sua vida e da família. Porém, na maioria dos casos o motorista pode evitar a abordagem dos ladrões adotando algumas medidas preventivas de segurança. Isso implica mudança de comportamento, como não exibir "currículo" no carro. Adesivos como: "Eu amo Campos do Jordão", da academia de ginástica, universidade, do condomínio onde reside etc., levam à deduções sobre a rotina das pessoas. O objetivo dos criminosos é patrimonial e não pessoal, escolhendo as vitimas pelo fator comportamental.

Os bandidos preferem pessoas desatentas, aproveitam-se do elemento surpresa, favorável a eles, que nunca estão sozinhos e não têm nada a perder. Portanto, jamais deve-se reagir, só em filmes dá certo. O risco de morrer em roubo de semáforo é absurdamente maior do que num seqüestro. Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer. Se for tirar o cinto: "Ôh, vou tirar o cinto com esta mão, posso?". Se pedir a carteira: "A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso pegar ?". À noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num semáforo vermelho. Não há registro de assalto com carro em movimento.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo recomenda ainda que o ideal é dirigir com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação. Não abra os vidros para vendedores ambulantes que, muitas vezes, são assaltantes disfarçados. Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não pareçam suspeitos. Ao estacionar na via pública, procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Assim como quando retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de suspeitos nas proximidades. Não deixe expostos objetos, trancando-os no porta-malas sempre que possível.

Evite deixar dentro do carro documentos, talões de cheque, cartões de crédito etc.. Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados Tomadores de Conta - flanelinhas ou a eventuais lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Há quadrilhas que se valem de tais pessoas para obterem duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar seu veículo. Se o seu veículo, depois de haver ficado estacionado na via pública, apresentar um inexplicável defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie sempre de estranhos que se ofereçam para prestar providencial ajuda. Trata-se de malandros que querem ludibriá-lo. Chame o socorro de urgência de sua confiança.

Use o cinto de segurança e acione a trava interna de todas as portas. Desta forma você estará preparado para uma freada inesperada, provocada por um obstáculo criado para fazê-lo parar, ou por arremesso de projétil contra o veículo. Nunca permaneça no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita sua ampla visão para todos os lados e esteja alerta à aproximação de estranhos. Ao chegar à sua casa, se perceber a presença de suspeitos nas imediações, não pare e comunique-se com a polícia. Combine com seus familiares anunciar a sua chegada com leves toques de buzina.

Nos estacionamentos e em estabelecimentos servidos por manobristas, ao entregar o veículo, procure identificá-los com segurança e exija comprovante em que constem as características de seu carro. Procure deixar seu carro em estabelecimento vigiado e de sua confiança. Não pare para discutir "batidinhas", principalmente à noite. Os ladrões fazem isso de propósito, para assaltá-lo. Quando for vítima de um abalroamento que lhe pareça haver sido proposital, principalmente em local ermo ou no período noturno, não pare para constatar os danos. Procure o policial mais próximo e relate o ocorrido.

Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para artérias de grande movimento onde poderá localizar uma viatura policial e pedir ajuda. Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado. Se o fizer e um dos pneus se esvaziar sem motivo aparente, ingresse no primeiro local onde puder obter ajuda. Não pare na rua para trocar o pneu avariado. Não dê caronas a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos ou horas avançadas. No caso de lhe parecer pessoa acidentada, avise a Polícia imediatamente. Em caso de uso de violência ou ameaça para a obtenção do veículo, deve-se procurar a delegacia mais próxima.

Nenhum comentário: