
O Homem sempre sentiu a necessidade de buscar terapêuticas naturais que lhe propiciassem curar não só o corpo material, mas igualmente a esfera espiritual e a mental. Seria ainda melhor se, ao mesmo tempo, fosse possível conviver com a Natureza durante esses momentos de tratamento e relaxamento.
Aos poucos as Termas despontaram como a resposta ideal aos desejos humanos. Cada cultura criou, assim, métodos próprios, valendo-se tão somente de água quente, vapor, sais, óleos essenciais e técnicas de meditação. Enquanto gregos e romanos desenvolveram os Banhos Turcos, e escandinavos aprimoraram as famosas saunas, visando estimular as atividades sudoríparas do corpo e assim conquistar uma pele mais salutar, os japoneses criaram o Ofurô, procurando unir a necessidade de amenizar o estresse e a idéia de juntar familiares e amigos nesta espécie de cerimônia coletiva. Eles promovem, assim, os célebres banhos coletivos e públicos, visando, como um elemento essencial desta terapia, desenvolver nas pessoas um forte sentimento de socialização.

Estes banhos revelam-se extremamente benéficos para a saúde. Além do inevitável alívio das tensões, esta terapia proporciona a higiene da pele, a restauração do equilíbrio hormonal, através da excitação da glândula, por meio da água quente, e a desintoxicação dos músculos. Os pedaços de madeira de cedro massageiam intensamente o corpo, gerando uma sensação de conforto e proteção. Ao mesmo tempo, a água aquecida revigora os pensamentos e resgata as energias perdidas, renovando o humor para o reinício de outro dia.

No Brasil o ofurô passou por algumas modificações. Aqui não se cultivam os banhos coletivos como os japoneses, daí o uso de banheiras individuais ou para casais. Por suas tendências místicas, o brasileiro adiciona às águas incensos e ervas com aromas variados, velas e músicas meditativas, transformando este momento em um verdadeiro ritual espiritual. As temperaturas aqui também são reguladas, mais baixas, pois seus habitantes não têm o costume de tomar banhos muito quentes. No Japão as águas chegam a alcançar 50 graus.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ofurô
http://www.piscinaesossego.com.br/fonte/ofuro_total.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário