O Chevrolet Captiva foi lançado no fim de 2008 e, em três meses, se transformou em sucesso de vendas. Foram 4.700 unidades comercializadas no período, fechando o ano como líder do segmento, à frente do Hyundai Tucson. Em fevereiro de 2009, a GM apresentou uma nova versão: o Captiva Sport 2.4 16V Ecotec, que é equipado com motor de quatro cilindros e tem acabamento mais simples. Na ocasião do lançamento, o modelo custava 86 990 reais, na versão 4x2, a única disponível, enquanto o Captiva Sport 3.6 V6 4x2 tem preço sugerido de 96 990 reais e o 4x4 está cotado a 103 990 reais. A GM espera que o Captiva Ecotec se dê tão bem no mercado quanto o V6 e estabeleceu que o mix de importação do modelo (que vem do México) será de 50% para cada versão. Para conferir suas chances, levamos o estreante para a pista de testes, tendo o “veterano” como referência.À primeira vista, o Ecotec é bem mais despojado. Ele traz parachoques, molduras laterais e maçanetas de cor cinza, enquanto no V6 essas partes são da cor da carroceria ou cromadas. Suas rodas também têm acabamento cinza, enquanto as do V6 são cromadas e, embora a medida seja a mesma (aro 17), no Ecotec elas têm seis raios e no V6, cinco. Por dentro, os bancos das duas versões 4x2 são de tecido. Couro só para a 4x4. E o ar-condicionado do Ecotec é analógico, enquanto o do V6 é digital.
No dia-a-dia, o Captiva Ecotec causou boa impressão, apresentando-se mais estável que o V6. Nas retas, ele mostrou mais firmeza ao passar por pisos irregulares. Nas curvas, atuou de forma mais equilibrada (com menos rolling), transmitindo confiança ao motorista. A fábrica afirma que não mexeu na suspensão, além do necessário. Ou seja: a calibragem foi feita em razão da mudança de peso do veículo, mas não houve intenção de deixálo mais firme que a do V6 (que oferece a maciez de um sedã americano). Em todo caso, em razão desse comportamento mais “na mão”, o sobrenome Sport que acompanha a linha Captiva faz mais sentido no Ecotec que no V6.
A GM apresenta o Captiva Ecotec como uma versão mais esportiva, de estilo despojado. Mas bem que poderia destacar o lado ecologicamente correto do modelo, equipado com motor mais compacto, que proporciona maior economia de combustível e menor emissão de gases.
Fonte: Quatro Rodas

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