Piada Show de Bola - Um Show de Piadas

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Biografia de Ramón Valdés (Seu Madruga)

Assista ao video que conta a história de Ramón Valdés.

Ramón Gómez Valdés y Castillo nasceu na Cidade do México em 2 de setembro de 1923 — e morreu na Cidade do México em 9 de agosto de 1988) foi um ator mexicano. Ainda hoje, sua personagem Seu Madruga (Don Ramón, na versão original) é cultuada, havendo diversas páginas, blogs e comunidades no site de relacionamentos Orkut em sua homenagem. Casou-se três vezes (uma delas com a cantora Aracely Julián) e teve dez filhos. Faleceu de câncer de pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo, que depois espalhou-se para o estômago.

Biografia de Ramón Valdés (Seu Madruga) Antes e depois do ChavesCarreira
Atuou em vários filmes no seu país desde a década de 1940, mas atingiu sua maior popularidade com a figura hilária do "Don Ramón", "Seu Madruga" no Brasil, do seriado de televisão Chaves (El Chavo del Ocho). Roberto Gómez Bolaños (o Chespirito) sempre teve grande admiração por Ramón Valdéz e dizia que era o único que o fazia "chorar de rir" durante as gravações dos programas que duraram aproximadamente uma década. Seu personagem na Vila do Chaves, apesar do humor simples, trazia a situação da América Latina de desemprego generalizado e dependência de sub-empregos. Ora como pedreiro,vendedor ambulante de objetos usados ora leiteiro, ele sobrevivia enquanto o Senhor Barriga, senhorio da vila em que morava não o expulsava da casa por não pagar o aluguel. No início da carreira atuou em pequenos filmes junto com seus irmãos também atores e também com papéis nos filmes de Cantinflas, famoso comediante mexicano dos anos 60. Sem dúvida sua carreira como "seu madruga" é reconhecida internacionalmente há várias gerações, o que faz dele um dos maiores comediantes da história da televisão mundial.

Sabe-se que Ramón Valdés tinha uma memória privilegiada. Fora do estúdio vestia-se quase igual como no seriado, pois afirmava que com os Jeans podia sentar onde quisesse sem temer sujar a roupa.(segundo declarações de seu filho Rafael Valdéz). Também tinha rituais curiosos, como fumar um cigarro antes de dormir. Apesar de na série Ramón fugir da Bruxa do 71, na vida real eram muito bons amigos, tanto que quando Ramón morreu, Angelines Fernández passou a noite ao lado do corpo chorando e dizendo "Mi Rorro". Ramón Valdéz nunca pode desassociar sua pessoa do papel de Seu Madruga, tanto as pessoas como os produtores não podiam vê-lo em outro papel. O mesmo confessou para a revista Actores & Actrices & Rumores que depois de deixar o programa do Chaves só recebeu quatro ofertas para atuar e que as quatro se tratavam de súplicas de Chespirito para voltar a fazer o papel de Seu Madruga. De qualquer forma sua carreira não terminou com a sua saída da turma do Chaves: atuou em diversas peças de teatro, duas no colégio de sua filha mais velha e uma no colégio de sua filha mais nova. Em todas as peças fez o papel de Seu Madruga. (Fonte: wikipedia)



Veja Seu Madruga - Don Ramon ao vivo na TV, Clique aqui
Veja o antes, durante e depois do Chaves clicando aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho 35 anos e desde que me lembro por gente sempre fui fã do chaves e da turma, e o seu madruga me lembrava muito o pai de um amigo meu. cara que saudade da infância!!!!!!

Anônimo disse...

Eterno Seu Madruga! Nunca sairá de nossos corações!

Anônimo disse...

Esse é o cara, ele sim traz exemplos a todas as idades!!!