a) Pegue referências sobre a oficina e os serviços prestados por ela, consultando antes clientes que já tenham executado algum trabalho no local.
b) Consulte antes o escritório do Procon de sua cidade para saber se existe alguma reclamação sobre a empresa no órgão. Em São Paulo, essas informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3824-0446.
c) Faça uma pesquisa para comparar preços e a qualidade dos serviços oferecidos.
d) Veja se a oficina é organizada, limpa e se possui as ferramentas e equipamentos básicos adequados para a execução do reparo.
e) Alguns serviços, como manutenção de injeção de combustível, exigem equipamentos eletrônicos especiais e só podem ser executados por oficinas especializadas.
f) Verifique se a oficina tem funcionários treinados na manutenção de carros nacionais e importados. Um bom indicativo é o certificado ASE, estampado no uniforme dos profissionais e na fachada da oficina. Para obter esse certificado, os reparadores têm de passar por um rigoroso teste de conhecimentos.
g) Exija um orçamento prévio, no qual estejam discriminadas detalhadamente as peças a serem usadas, além do valor da mão-de-obra, condições de pagamento e data de início e o término dos serviços. O seu prazo de validade deve ser de, no mínimo, dez dias.
h) Pergunte sobre uma eventual cobrança pela emissão do orçamento. O orçamento costuma ser cobrado em algumas oficinas, mas pode ser gratuito em caso da aprovação do serviço.
i) Faça um levantamento de preços das peças mais caras em lojas de autopeças e revendas autorizadas e depois compare-os com os preços levantados pela oficina.
j) Verifique a possibilidade de você mesmo comprar essas peças para a oficina.
k) Caso isso não seja permitido, fique atento se a oficina vai substituir realmente o componente danificado por um novo.
l) Não aceite peças recondicionadas. De acordo com o artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, o componente só pode ser remanufaturado com a autorização do cliente.
m) Depois do conserto, exija a devolução de todas as peças que forem substituídas.
n) Antes de deixar o carro na oficina, peça um documento relacionando as condições gerais do veículo no ato da entrega, fazendo constar o estepe, ferramentas, extintor, a quilometragem e o nível de combustível.
o) Não deixe nada dentro do carro, como guarda-chuva, casacos. Retire objetos de uso pessoal, como óculos, caneta, cartão de zona azul, fitas ou CDs.
p) Ao retirar o veículo, faça uma inspeção geral no carro e compare com as condições em que este se encontrava ao entrar.
q) Verifique se há riscos na pintura, raspadas nos pára-choques, amassados na carroceria ou equipamentos avariados, além de graxa ou furos produzidos por cigarro nos bancos. Cheque a quilometragem rodada e o nível de gasolina.
r) Faça então uma inspeção do serviço executado. Se o serviço foi de funilaria, observe o reparo à luz do dia. Se foi mecânico, dê algumas voltas próximo à oficina para testar o carro.
s) Verifique também se o serviço foi executado de acordo com o que foi combinado.
t) Só retire o carro se tudo estiver em ordem. Em caso de problemas, registre o motivo pelo qual o carro não foi retirado em um documento da oficina.
u) Não havendo entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou faça sua queixa em um escritório do Procon.
v) O consumidor tem direito a uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias para qualquer serviço executado, mesmo que a oficina estabeleça um período menor.
x) Se o serviço foi malfeito, o cliente poderá exigir -com base no Código de Defesa do Consumidor- uma nova execução do serviço ou a restituição da quantia paga atualizada ou, ainda, o abatimento proporcional no valor do serviço.
y) Exija sempre nota fiscal discriminada contendo tudo o que foi relacionado no orçamento, assim como os dados do veículo e das partes reparadas.
z) Em caso de dúvidas, procure o Procon de sua cidade para mais informações. Veja a lista dos escritórios do Procon nas principais capitais na seção Consumidor.
Fonte: Procon/SP
sábado, 1 de novembro de 2008
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