Piada Show de Bola - Um Show de Piadas

sábado, 22 de novembro de 2008

Guns N’ Roses: Chinese Democracy

Guns N’ Roses: Chinese DemocracyNo dia 23 de novembro de 2008, vai ser lançada a maior e mais ousada obra que o mundo da música já presenciou. U$ 13 milhões gastos na produção, uma infinidade de músicos diferentes e o trabalho de mais de uma década para o mundo poder escutar, entender e perceber o que se passou durante todo esse tempo na mente atormentada do único membro original do Guns ‘N Roses, Axl Rose.

Os anos de espera, o alto custo e os boatos intermináveis que rodearam esse trabalho já fazem o álbum ter seu crédito e valor, mas toda a expectativa que se gerou ao longo dos anos, o imenso ego de Axl e a publicidade em torno disso tudo fizeram o mundo esperar por um trabalho revolucionário e sem precedentes. O novo Guns ‘n’ Roses tem que provar ao mundo de que é um trabalho coeso e digno do que esperamos ouvir.

Alguns dizem que é uma obra prima e muitos, que não perderiam dez anos para se fazer um álbum sem expressão e qualidade, mas a verdade é que Chinese Democracy pode se tornar um dos álbuns mais incríveis de todos os tempos ou o maior fiasco que o universo musical já viu.

O álbum

‘Chinese Democracy’ está longe de ser considerado uma obra prima e de modo algum resgata a maestria de antigos trabalhos como ‘Appetite For Destruction’ e ‘Use Your Ilusion’. Axl gerou muita expectativa sobre um disco excepcional que seria incapaz de produzir. Um álbum visceral e que mostra a incapacidade de Axl Rose para seguir um caminho único. Passendo pelo hard rock, baladas comerciais, nu metal e se perdendo numa miscelânea industrial nos moldes de White Zombie e Nine Inch Nails .

A faixa título abre o disco e é a mais simples e principal faixa do álbum. A única que não foi abusada de exageros eletrônicos e instrumentais. Possui riff bacana e uma levada bem rock and roll. Passa a impressão de que boas canções virão na seqüência. Apenas impressão.

‘Shackler’s Revenge’ é a segunda música do álbum e destrói toda a expectativa do ouvinte. Uma mistura desenfreada de Nine Inch nails e White Zombie em um liquidificador atirado de um prédio de sessenta andares sem a mínima proteção. Não faz sentido algum e nos perguntamos se esperamos o desfecho ou passamos logo para a próxima faixa. ‘Scraped’ segue a mesma linha e coloca o disco em uma espécie de onda meio industrial.

‘Better’ é a terceira faixa e segundo single do disco, mas novamente decepciona e toma outro rumo para o álbum. Axl tenta inovar fazendo um nu metal diferente que nunca se acomodaria nos trabalhos de uma certa banda chamada Guns ‘N’ Roses.

‘Street Of Dreams’, ‘Catcher In The Rye’, ‘Sorry’ e ‘IRS’ são boas baladas e podem ser consideradas belas canções. Com guitarras suaves e bem trabalhadas. Por um momento conseguimos sentir certa nostalgia por Slash e companhia. Vemos que apesar dos anos, Axl ainda possui algum talento.

A voz de Rose, apesar de tudo, continua excelente e talvez até melhor do que na época de ouro do verdadeiro Guns. Gritos incansáveis e timbres que nunca antes Axl havia alcançado estão presentes ao longo das 14 faixas do disco.

Um disco altamente pretensioso e nada coeso. Chegamos a conclusão de que os 11 anos de espera poderiam ter sido 2 e o disco seria o mesmo ou até melhor. Talvez esteja muito a frente de seu tempo. Quem sabe daqui a quarenta anos seja considerado um clássico absoluto. Hoje, apenas uma tentativa fracassada de mostrar ao mundo uma obra prima que nunca existiu.

Chinese Democracy (2008)

1. Chinese Democracy
2. Shackler’s Revenge
3. Better
4. Street Of Dreams
5. If the World
6. There Was A Time
7. Catcher In The Rye
8. Scraped
9. Sorry
10. Riad N’ The Bedouins
11. IRS
12. Madagascar
13. This I Love
14. Prostitute

Nenhum comentário: